segunda-feira, 1 de março de 2010

MEMORIAL – Maria da Graça Maia Lindoso

Maria da Graça Maia Lindoso, nasceu no dia 12/01/1961 na cidade de Viana – MA, filha de Gregório Papa Maia e Iracema Serra Maia.
Comecei estudar com cinco anos de idade na escola Dom Pedro II em Viana – MA, na minha alfabetização o que mais marcou foi à maneira como a professora Mercilia lia a história do João de Barro do livro didático, outro texto era lido na minha turma era a fábula do Leão e do Rato entre outros.
Quando os meus pais colocaram-me na escola eles almejavam que eu fosse uma professora cresci querendo ser uma professora e não me arrependo de ser.
Na minha infância lia os romances, Padre Cícero Ramos Batista que era em ritmo de cordel também lia no livro didático a história de Rapunzel, Cinderela, mais o que marcou mesmo eram os romances em forma de cordel. A leitura foi algo que marcou positivamente a minha trajetória estudantil. Pois a partir daí cresceu em mim o gosto pela leitura. Apesar de não ter biblioteca em minha escola, mas a professora Nadi incentiva a pratica de leitura.
No Ensino Médio os professores com que mais me identifiquei foram os das disciplinas de Psicologia e Língua Portuguesa. Língua Portuguesa o professor Carlos trabalhava,com o coração e gostava de tirar duvidas de quem tinha,explicava com bastante clareza. A Psicologia a maneira como a professora Cecília administrava o conteúdo trabalhos em equipe foi muito importante na minha vida escolar. Conteúdo de Química tabela periódica pra mim era inútil ,pois no que isso melhoraria na minha formação e ate hoje não influência em nada na minha vida profissional ,a leitura que marcou foi o romance de Iracema dos Lábios de Mel gosto muito porque minha mãe recebeu o nome de Iracema por conta desse romance.Outro livro também que li e amei Os Senhores de Nova York que faz refletir sobre os mistérios femininos.
O Ensino Superior foi tudo de bom em minha vida, pois realizei um sonho. Pois através dos conhecimentos adquiridos pude por em pratica, e melhorar meu desempenho profissional. Inusitado como alguns professores mostram interesse em ser mediador dos conhecimentos e outros não demonstram o mesmo interesse deixando alguns alunos desmotivados ,porque quando vamos fazer um curso superior as expectativas são imensas.
O Cortiço de Aluizio de Azevedo foi um dos livros que marcou muito, pois dizemos uma peça em forma de dramatização pra contar a história aos alunos da turma.
Hoje por conta de minha profissão tenho o dever de buscar leitura, que venha somar com minha prática profissional, ampliando assim melhor os mus conhecimentos na área educacional.

Um comentário:

  1. o gestar é um sucesso!!! adorei seu blog. paula de sousa. vc é uma professora criativa. parabens!! espero que seu trabalho seja reconhacido...

    ResponderExcluir