segunda-feira, 1 de março de 2010

MEMORIAL – Iranilde do Rosário Gomes Melo



Comecei estudar com cinco anos de idade na U.I.Drº José Arouche em São Vicente de Ferrer-MA, as minhas referências de leitura foi na alfabetização os textos do livro didático que a professora Irene lia na classe e também os livros de fábulas que ela lia ilustrava na sala de aula.

Quando meus pais me colocaram na escola eles almejavam que eu fosse uma professora, cresci querendo ser professora e amo minha profissão. Na minha infância li vários livros, mas que me chamou mais atenção foram os contos A Bela Adormecida e o Gato de Botas outros textos interessantes do livro didático me chamava atenção a forma como a professora contava as histórias, era engraçado e ao mesmo tempo divertido.

A leitura foi o que mais mercou positivamente minha trajetória escolar, pois a partir daí adquirir gosto pela leitura. Mesmo não tendo biblioteca na escola, mas a professora Conchinha incentivava-nos a pratica de leitura.

No Ensino Médio os professores com quem me identifiquei e que admirava foram os professores de Língua Portuguesa, Didática, Psicologia e Pratica de Ensino. Pois Trabalhavam de Forma dinâmica e explicavam com clareza de modo que todos entendiam e gostavam de suas aulas.

O conteúdo de Química tabela periódica, não teve muita importância em minha vida, pois não sabia para que estava estudando esse conteúdo e ate hoje não me ajudou em nada em minha formação.

Portanto, as leituras dos livros de romances, Sozinha no mundo e Senhora, foram emocionantes com suas histórias interessantes, que até hoje lembro.

O Ensino Superior foi à realização de um sonho, que sistematizou e mostrou-me novos conhecimentos que facilitou o meu desempenho profissional. É inusitada a conclusão de um curso superior ,pois o aluno chega na universidades com muitas fantasias em relação aos professores e no decorrer do curso percebe que é o construtor de seu próprio conhecimento, pois os professores só lhes mostram o caminho.

O Curtiço, de Aluizio de Azevedo, O Carteiro e o Poeta de Pablo Neruda foram livros que marcaram minha trajetória no Ensino Superior, pois elaboramos peças em forma de dramatização para contar a história aos alunos da classe.

Hoje pelo exercício da minha profissão tenho a responsabilidade e necessidade da leitura em minha vida, pois preciso ler livros variados para ampliar meus conhecimentos e melhorar minha prática profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário