“Se eu fosse professor eu não seria muito durão. Deixaria as crianças perguntarem e não ficarem com dúvida. Seria um professor que deixaria conversar baixo, isso na hora que não estiver explicando alguma coisa.Faria uma explicação com a participação dos alunos.Exigiria respeito.Ajudaria os alunos com dificuldade.Daria lição de casa para exercitar a lição dada na sala de aula. Não teria prova, mas sim uma avaliação, para concluir se o aluno está com dificuldade.Trabalharia numa escola pública, o meu dever seria ensinar. A criança deve ser respeitada, aprender a ter opinião. Eu acho que com esse método seria um bom professor.”
São Paulo, 26 de agosto de 1992.In: VASCONCELOS, Celso dos Santos. Construção do conhecimento em sala de aula. 16ª ed. São Paulo: Ed. Libertad, 2005.
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São Paulo, 26 de agosto de 1992.In: VASCONCELOS, Celso dos Santos. Construção do conhecimento em sala de aula. 16ª ed. São Paulo: Ed. Libertad, 2005.
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As palavras de Celso Vasconcelos nos faz refletir sobre nossas práticas pedagógicos e, a partir delas, nos conduz a uma revisão das ideias do que é ensinar e aprender.
Berenice Sousa Santos, Cursista do GESTAR II
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