quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

MINHAS MEMÓRIAS - Maria de Lourdes da Silva Almeida Oliveira

Olá meu nome é Maria de Lourdes, sou a quinta de uma família de oito irmãos. Cresci ouvindo de meus pais que a escola é um lugar onde se aprende e se tem a possibilidade de vencer e ser alguém no futuro.
Meu pai sempre gostou de contar histórias e isso me contagiou. O primeiro livro lido por mim foi o Tronco do Ipê de José de Alencar. Acredito que outros tenham passados por minhas mãos mais esse marcou aqueles dias; por que narrava um amor quase impossível entre uma menina rica e um menino pobre.
No ensino fundamental, lembro com carinho das aulas de dramatização que ajudavam rompera nossa timidez. Íamos à biblioteca, um lugar acolhedor, claro e atraente, escolhíamos um livro e durante o momento da leitura encenávamos para os outros colegas, era muito legal. Sempre gostei de livros principalmente os que falavam da cultura Grego-Romana.
A fase de criança passou, a adolescência chegou e com ela o ensino médio. Convivi com vários professores, porém tinha uma especial, chamava-se Isméria, lecionava história, geografia, era negra, baixa, cabelos pretos curtos, usava óculos, tinha uma voz firme, era muito exigente, mais ministrava suas aulas com tanto realismo que às vezes tínhamos a impressão de que o fato ocorrera naquele exato momento.
Além da professora Isméria, por minha vida passou a irmã Aliete, de filosofia, certo dia ministrou uma palestra onde o foco era papel do professor na vida de uma criança, ao termino de sua fala, eu já sabia que também seria professora. Mesmo sendo boa aluna eu não gostava das aulas de química, porque tinha dificuldades em compreendê-las. Hoje continuo não gostando, mais sempre conheci sua importância para o mundo cientifico.
No ensino médio li vários livros, destaco Vidas Secas de Graciliano Ramos, porque retrata as dificuldades que nosso povo vivencia, brasileiro corajoso sempre acreditando em um amanhã melhor.
Cheguei à faculdade com a cabeça cheia de sonhos, percebi que alguns ficavam mesmo só no plano das idéias, contudo muitos outros podem se realizar.
Meus professores de literatura eram quase todos hilários. O de literatura americana e inglesa era um sonhador e com ele eu mergulhei nas historias de Romeu e Julieta, mesmo sem a permissão de Shakespeare nós mudamos varias vezes o enredo de sua peça; Otelo e outros; passeia a compreender melhor a linguagem do Machado de Assis; transformei letras de musicas em historia e vice-versa; pratica de uma professora de literatura brasileira e infanto-juvenil.

Um comentário:

  1. ola,gostei mt da iniciativa de vcs,realmente o Brasil necesita de pessoas q queren encinar assim com pessoas q querem aprender........entrei na pagina pq estou procurando uma pessoa com o mesmo nome teu,Maria de Lourdes da Silva Almeida....me gostaria q entrasse em contato comigo para q eu possa saber se realmente es vc esta pessoa...es mt importante..te deixo meu imail naza_barcelona@hotmail.com ...por favor ..desde ja mt obrigada

    ResponderExcluir