terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Gosta de ler?

                                                                                                                                        Fernando Carraro

Renan queria falar, precisava contar sua história:
__ Mas, como ia dizendo, foi no momento em que me sentia engolido pelo mar tenebroso que um sujeito se aproximou de mim e disse: “Gosta de ler?”, e entregou-me um livro. “Depois que você ler, passe para outro.”
__ Aproximando-se ainda mais, disse-me em surdina: “Por que não faz como o marinheiro sábio que sabe usar o vendaval para avançar? É o vendaval que fortalece a árvore. E lembre-se: até dos fatos mais adversos é possível tirar algum proveito. Pense nisso, amigo, e conte sempre comigo”. E foi embora.
__ Amigo? Pensei eu. Como, se mal acabou de chegar e nem me conhece? E quem ele pensa que é, para me dar lição de moral? Aqui ninguém é melhor do que ninguém, não! E agora, de que me vale um livro justamente no momento em que sinto o mundo desabando sobre mim? Mas, na falta de opção, eu o abri por mera curiosidade e por não ter o que fazer. Vagarosamente, pus-me a ler algumas linhas. Acontece que, aos poucos, o assunto foi me interessando, e sem que percebesse, eu já estava inteiramente mergulhado naquela leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário