sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Relatório apresentado ao professor do curso GESTAR II para demonstrar as atividades desenvolvidas no decorrer do curso na Unidade Integrada Joaquim Aroso

O presente relatório apresentado ao professor Antonio pela aluna do curso GESTAR II refere-se aos estudos e praticas das atividades desenvolvidas durante o referido curso.
O referido curso desenvolveu-se em fases distintas porem interligadas. Onde podemos destacar a fase de estudos com aulas teóricas estudos de textos e debates dadas pelo professor do curso ,a fase de aplicação das atividades e apresentação dos resultados que foram desenvolvidas na Unidade Joaquim Aroso nas turmas de 5° e 6º série.
A fase de estudos ocorreu durante todo o curso com estudos de textos variados para analises e debates e aulas expositivas, a fase de elaboração das atividades se deu através de um planejamento com o apoio da coordenadora pedagógica, dessa forma foi desenvolvido um trabalho dentro da metodologia da escola, fazendo com que todos os alunos integram nas atividades propostas de maneira espontânea, dessa forma alcançamos melhores resultados.


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS


As atividades desenvolvidas foram selecionadas dos tps em estudos, do TP-01 foi realizado o estudo da atividade 05, onde selecionei uma imagem parecida, foi tirada a Xerox e entregue a cada um dos alunos para analise da gravura ,logo após cada aluno fez um relato oral da gravura o que achou e o que ela lhe transmitia,foi elaborada alguns questionamentos sobre a gravura para os alunos responderem e fazer a exploração oral.
A atividade foi realizada com sucesso onde teve a participação da maioria não deixando de ressaltar que se torna um trabalho difícil já que a escola não dispõe de matérias suficientes para todos os alunos.

-No TP-02 foi desenvolvida a atividade 05. Uma dramatização (feiurinha) primeiro foi entregue o texto para os alunos e selecionados aqueles que tinham uma boa expressão oral em seguida partimos para os ensaios onde eles incorporaram os personagens e apresentaram para os outros alunos da escola .
A atividade foi realizada com sucesso, onde se pode observar o potencial dos nossos alunos que eles são capazes e também comprometidos com sua aprendizagem.

No TP-06, a atividade realizada foi a 02 uma tira do Calwim foi entregue pra cada aluno uma cópia da tira para que eles lessem e pudessem analisar o texto, em seguida foi feita a leitura oral para que houvesse um melhor entendimento por parte de todos, após a leitura e a analise do texto os alunos partiram para a produção textual onde cada grupo elaborou uma tira, que foi feita a leitura pra a turma e montagem de um mural com os trabalhos realizados, pode-se constatar que há certa dificuldade de leitura por parte dos alunos, mas eles procuram realizar as tarefas de forma satisfatória.

No TP-05 a atividade realizada foi a 15 linguagens dos quadrinhos primeiro foram organizados os alunos em grupos de quatro e entregue a cada grupo a copia de uma historia em quadrinho diferente para que eles lessem e analisasse o texto, em seguida um aluno de cada grupo fez a leitura oral destacando os pontos que mais lhe chamaram atenção, em seguida cada grupo confeccionou sua historia em quadrinho e leu para a turma finalizando com a montagem de um mural para que os alunos das outras turmas tivessem acesso à leitura, a atividade foi realizada de forma satisfatória onde os alunos tiveram a oportunidade de mostrar seus talentos através do desenho e da pintura, destacando assim suas habilidades artísticas.


CONCLUSÃO


Diante das atividades desenvolvidas pode se observar que alguns professores infelizmente não desenvolvem as praticas de leitura e escrita na sala de aula, observa-se grande dificuldade nos alunos em ler produzir textos e emitir opiniões sobre determinados conteúdos.

Por fim seguem-se possíveis sugestões que poderão contribuir para amenizar as dificuldades e conseqüentemente, obterem-se melhores resultados no ensino aprendizagem
Como:

-Leitura de textos variados
-Analise e reflexões
-Produção textual
-Confecção de textos diversos

Nenhum comentário:

Postar um comentário