terça-feira, 17 de novembro de 2009

MEMORIAL - Domingos Mafra Sousa

Da minha infância o que mais me lembro é que ia para roça com os meus pais e irmãos que iam cuidar das plantações. Não frequentei pré-escola, fui alfabetizado aos 6 anos e logo a professora me passou para a 1º serie. Nunca tive dificuldade para ler, desde o momento da alfabetização guardo vivo na lembrança a vontade que eu tinha em aprender, principalmente escrever. A minha irmã mais nova sofria demais. Eu não dava folga. Me ensina, me ensina a lição que a professora mandou pra fazer em casa. E com vontade ou não me ensinava os deveres de casa. Hoje ela não concluiu nem a 4º serie lá no interior do Maranhão na cidade de Turiaçu, onde nós nascemos. Eu fico muito triste em pleno século XXI ainda há estas e outras situações em relação á Educação.
Acesso a livros não se tinha era tudo precário. Fui em 2009 visitar meu pai, com 89 anos e vi que a educação naquele município não evoluiu quase nada; uma professora ainda trabalha com varias séries numa mesma sala e o mais grave em precárias condições:sala sem piso, casa de taipa e quadro de giz, é claro.Este município, infelizmente, faz parte da história do Maranhão e consequentemente do Brasil.
Eu sempre fui determinado, nunca deixei de sonhar;disse para mim mesmo,eu quero estudar, quanto a formação não tinha clareza do que na verdade queria ser. Ao concluir o ensino fundamental, ingressei no curso do magistério dos irmãos de La Salle, que gratuitamente ajudam estudantes pobres;posso m sentir privilegiado e grato aos Lassalistas e a diocese de Zé Doca(1984-7)...
Tenho curso superior de filosofia incompleto pelo IESMA e em 2004 formei-me em Letras pela UEMA e em 2009 pós-graduado em Docência do Ensino Superior pelo INTA (Instituto de Teologia Aplicada)Sobral-CE. Sou nomeado há 4 anos em Bacabeira com língua portuguesa, mas leciono também inglês.
No Estado participei do 1º seletivo em 2003 com língua inglesa e só fiquei fora em 2004 e 07.
Escritores que mais gosto são:Cecília Meireles, Mário Quintana, Manuel Bandeira, Fernando Pessoa, Clarice Lispector e José Saramago através do qual conheci a origem do meu sobrenome-Mafra.
Obrigado Senhor,por te encontrado pessoas maravilhosas que sempre me davam apoio e encorajamento para não desistir.


*Que a palavra”desistir” seja a última coisa na vida do ser humano (Professor Mafra).

Nenhum comentário:

Postar um comentário