quarta-feira, 7 de outubro de 2009

A poesia nas músicas do cotidiano

CE Prof.ª MARIA HELENA DUARTE
LINGUA PORTUGUESA
PROFESSORA DAYSE SOARES

SÉRIE: 5ª
DISCIPLINA: Língua Portuguesa
CONTEÚDO: A poesia nas músicas do cotidiano

OBJETIVOS: Mostrar que a Música Popular Brasileira pode ser uma poderosa aliada no momento de trabalhar os recursos da língua e da leitura, produção e interpretação de textos. Deixando de lado o ensino tradicional da gramática, onde o aluno apenas decora, mas não entende.
MATERIAL UTILIZADO:

Letra da música;
Biografia do cantor e compositor;
Folhas para escrita da música;
cd e som;
Lápis de cor, giz de cera, tintas guache, etc. Para desenhos;
Cartolinas para cartazes;
Barbante para o varal de exposição.


PROCEDIMENTOS:

Escreve-se a letra da música na lousa para que cada aluno transcreva no caderno, enquanto a música toca;
Leitura coletiva da letra para turma com análise e discussão do texto;
Fazer indagações tipo: Que música é esta? Quem conhece? Quem escreveu a letra? Quem compôs a música. Quem canta? Do que trata a letra desta música?
Depois, colocar a música para os alunos ouvirem e cantarem acompanhando com a letra. Este texto escrito pode ser material para os alunos procurarem palavras, analisarem se tem ou não rima e os termos informais são falados no dia a dia;
Cada aluno transcreverá a musica para a linguagem formal, ou seja, a fala padrão;
Cada aluno fará a ilustração da música com desenho ou pintura.

AVALIAÇÃO: As avaliações serão feitas mediante as realizações dos trabalhos e das apresentações em sala de aula.


RESULTADO FINAL: A tarefa final consistiu na apresentação de atividades através de coral com as paródias criadas, e um varal mostrando a mudança da letra da música com a mesma melodia.

COMENTÁRIOS DA TAREFA
A riqueza das letras da música popular brasileira possibilita ao professor e alunos analisarem a nossa realidade de modo cada vez mais interessante, vivo e crítico. Isso porque a música pode ser eficiente quando o objetivo é sensibilizar os alunos para a discussão de temas importantes, que ajudam a formular conceitos e estimular a curiosidade.
É necessário frisar que a partir desse conteúdo pude verificar o desconhecimento dos alunos com o cancioneiro popular, a rejeição que eles têm com música popular brasileira em especial a música rica sobre a história do país.
Mas fui incessante em mudar o comportamento dos mesmos, levando pra sala de aula músicas com essas características, sempre explicando o tema gerador da mesma, a coisa foi fluindo sem que percebermos e as atividades foram logrando êxito, não só pra mim como para eles, pois comecei a perceber que os mesmos não ouviam estas músicas, somente por ouvir, mas que buscavam empolgados e atentos os conteúdos sobre qual iríamos trabalhar dentro dela.
Depois da superada as dificuldades, percebi que as aulas de Língua Portuguesa passou a ter novos significados, até o manuseio do dicionário passou a ser mais freqüente e na para superar uma suposta resistência dos alunos, comecei a pedir que eles mesmos apresentassem sugestões de música que faziam parte do cotidiano deles e que estivessem relacionadas ao tema que seria ministrado. A partir da realidade deles, da contribuição que eles levaram para a sala de aula, eu pude escolher a mais adequada ao conteúdo que seria ensinado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário