terça-feira, 23 de junho de 2009

QUEM SOU EU?

José Antonio Sousa Silveira nasceu a 11 de junho de 1968, na cidade de São Luís, capital do Maranhão. Filho de Dona Josefa Sousa Silveira e do Senhor Alberto Carlos Rodrigues da Silveira. Décimo terceiro filho, de um total de quinze, teve uma infância bastante difícil, não apenas pelas condições financeiras que seus pais tinham, mas por ter uma saúde bastante frágil. E foi por causa dessa saúde frágil que iniciou tardiamente sua vida escolar, tendo que abandonar as atividades escolares por muitas vezes, o que o deixou com a defasagem idade/série.
Desde que nasceu, morou na Rua da Vitória, no bairro do Caratatiua, um dos bairros mais antigos da capital São Luís. Foi lá que passou toda a sua infância e estudou as primeiras letras, na Unidade Escolar Sagarana I, escola estadual na qual sua mãe trabalhava como Auxiliar de Serviços Gerais. Morou com os pais e os irmãos até os 11 anos de idade, quando deixou a cidade para morar com sua irmã mais velha no interior do estado, no município de Timon, na região dos cocais, cidade vizinha da capital piauiense, Teresina. Desta fase de sua vida, restaram pouquíssimas lembranças de sua vida escolar, de seus contatos com a leitura e a escrita. Talvez sua lembrança mais marcante tenha sido as muitas histórias do imaginário popular contadas por sua mãe, que mesmo não tendo muitos anos de escolaridade, mas parece que sabia da importância de incentivar os filhos aos estudos, em especial o gosto pela leitura.
Aluno muito aplicado, deu continuidade aos estudos naquela cidade, na qual concluiu o fundamental menor, antigo primário, em 1980. Iniciou e concluiu o fundamental maior, antigo ginasial, em 1985, ao mesmo tempo em que fez o curso profissionalizante de Ajustagem Mecânica no SENAI – PI, na cidade de Teresina. Nesta fase, as lembranças mais vivas de suas experiências com os livros eram de sua curiosidade em saber de tudo um pouco. Sua irmã mais velha com quem foi morar era professora e em sua casa havia muitos livros didáticos e era sobre eles que se debruçava para saciar seu desejo e seu gosto pela leitura.
Iniciou o 2º Grau no Liceu Piauiense, cursando apenas o 1º ano Científico. No ano seguinte, resolveu ingressar no Curso de Formação para o Magistério, no Centro de Ensino de 2º Grau Profª. Jacira de Oliveira e Silva, interrompendo o curso no segundo ano. Sete anos depois, em 1992, após o falecimento de sua mãe, retorna para São Luís e retoma os estudos, conclui o Magistério e faz o 4º Adicional, que o habilita para trabalhar da Alfabetização á 6ª série do Ensino Fundamental. Sua vocação certamente foi desencadeada pelo universo que vivenciou quando morou com sua irmã professora, mas também teve o privilégio de encontrar com professoras apaixonadas pela profissão, o que de certa forma o contagiou e o fez decidir pelo magistério. Ao término do curso, presta concurso para professor da rede estadual de ensino e obtém aprovação, sendo nomeado logo de imediato.
O estudo da linguagem o encantou e o direcionou para as letras. Em 1997 presta seu primeiro concurso para o vestibular da Universidade Estadual do Maranhão para o curso de Letras e mais uma vez obtém êxito. Mais tarde concorreu em mais dois concursos para professor e novamente foi aprovado. No ano de 2004 concluiu sua Especialização em Linguística Aplicada. Desde então tem se envolvido com as questões relativas ao ensino da Língua Portuguesa, da Alfabetização, do ensino da leitura e da escrita desde a fase inicial da aprendizagem destas práticas. Já participou do programa Pró- letramento, em 2007/2008, como tutor, e atualmente está participando de outra formação na mesma área de linguagem, o Gestar II.

Um comentário:

  1. Antônio, bela trajetória! Espero que continue se aperfeiçoando cada vez mais. você é um ótimo aluno e, acredito, um ótimo professor.

    ResponderExcluir