segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Relatório



A aplicação das atividades realizou-se nos dias 18, 19 e 21/08/09, nos horários entre às 07h30min até às 11h50min, na Unidade Integrada Roseana Sarney Murad, localizada na Rua 11, S/N, bairro São Francisco. As turmas trabalhadas foram a 5ª série D e as 6ª séries A e B.
Após alguns esclarecimentos feitos pela prof. Ivanilda D. C. Carvalho, alunos e professora deram início aos trabalhos.
Em um primeiro momento, a professora dividiu a turma em cinco grupos. Depois distribui cinco exemplos de gêneros textuais, um para cada grupo, com o seu respectivo questionário. Em seguida, iniciou-se a leitura dos textos e do questionário, com o objetivo de oferecer as informações necessárias aos alunos. Após isso, pediu aos alunos que lessem os textos e depois fizessem uma análise a partir dos questionamentos propostos.
Em um segundo momento, os alunos começaram a ler e a responder os questionamentos sobre o texto. A partir do momento, em que eles iam sentindo dificuldade, a professora ia explicando cada item do questionário, às vezes, exemplificando com outros gêneros textuais.
Essas atividades foram tiradas do caderno de Teoria e Prática da Unidade 09 e 10 do TP3, que trata dos gêneros textuais, seguindo as orientações do Professor Formador Antônio Sousa, sendo acrescentado apenas um gênero textual: a carta de leitor.
Em um terceiro momento, os alunos mostraram-se bastante interessados. Apesar da professora já vim trabalhando com gêneros e tipologias textuais em sala de aula, muitos alunos sentiram dificuldade em analisar os textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário