segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Relatório apresentado ao GESTAR II para demonstrar as atividades desenvolvidas no decorrer do curso - Iranilde do Rosário Gomes Melo e Maria da Graça Maia Lindoso

O presente relatório apresentado ao professor Antonio pelas alunas Iranilde e Graça Maia do curso de Gestar II Língua Portuguesa refere-se aos estudos e práticas das atividades desenvolvidas no referido curso e aplicada nas escolas. Aplicamos as atividades na U. E. Cruzeiro do Sul.


O curso desenvolveu-se em fases distintas, ou seja, estudos co aulas teóricas com atividades diversificadas, estudo de textos, debates, ministrado pelo professor do curso e a fase de aplicação de atividades nas escolas, cada cursista aplicavam suas atividades na escola onde trabalhava.

As atividades desenvolvidas foram selecionadas dos TPS em estudo, e todas as atividades desenvolvidas foram de suma importância para o desenvolvimento da aprendizagem do aluno e o hábito pela leitura.

Utilizamos o trabalho jogos de quebra-cabeça aplicado nas 5ª séries A e B na Unidade Escolar Cruzeiro do Sul, a turma foi dividida em grupo e cada grupo foi distribuído às figuras de cartazes e outro grupo figura de revistas e assim demos inicio a montagem de figuras e das peças construindo um texto coerente não verbal.

O ponto positivo dessa atividade foi o empenho de cada grupo no exercício de racicionio e desenvolvimento das habilidades em procurar as figuras e as peças de forma que tornassem uma montagem coerente.

Os pontos negativos foram um pouco de barulho por partes dos grupos, mas em trabalho desse tipo é natural até pelo número de alunos por turma que é de (45 alunos). e também houve dois grupos que não conseguiram fazer a sua montagem coerente.

No entanto, o que nos chamou mais atenção foi à visão de mundo, de diferentes jogos, de informações que permitem compreender os códigos desconhecidos.

Os alunos gostaram desse tipo de atividade tornando-os assim mais conscientes de um texto coerente verbal e não verbal.



Iniciamos o trabalho na 8ª série na Unidade Escolar Cruzeiro do Sul dividimos a turma em grupo entregamos o texto com várias idéias para definirmos uma ideia a ser utilizada como tese de elaboração de um texto argumentativo como na escola trabalhamos com o projeto do meio ambiente, escolheu meio ambiente e saúde.

Com os grupos tem dados concretos sobre o ambiente e saúde na comunidade. Começaram a fazer suas produções com base nos textos lidos coletaram mais informações acerca da ideia, e que gênero deve ser usado para começar sobre a validade e a importância de sua tese, houve grupos que usaram um texto publicitário, outros cartazes instrucionais e os demais textos opinativos.

O ponto positivo foi o interesse de cada grupo em demonstrar o quanto o ambiente e a saúde são importantes para a vida e fizeram com argumentos consistentes a respeito dando sustentação a tese. Pontos negativos é que alguns alunos não conseguiram atingir seus objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário